Brasil | Portugal

adriana@cidadaniadeportugal.com.br

Lugares abandonados em Portugal

Você já ouviu falar em Urbex (Urban Exploring)?

É o ato de visitar locais que se encontram ao abandono e fazer o registo em fotografia documental.

Em Portugal, há inúmeros locais abandonados, que são lindos e remontam um passado nem conhecido por muitos.

Bora visitar esses locais com a gente?!

➡️ Palácio Ribeira Grande

Trata-se de uma construção do começo do século XVIII.

Durante algumas décadas, com o Palácio habitado, funcionaram aqui várias escolas. Nas últimas décadas do século XX e primeiros anos deste século, o Palácio da Ribeira Grande alojou o Liceu Rainha D. Amélia.

➡️ Villa Rosa

A origem da designação Vila Rosa é uma homenagem de Joaquim da Cruz (Dono da Casa) à sua irmã Rosa que morreu nova.

A Vila Rosa, que data de meados da segunda década do séc. XX (1915/16), Ã© um edifício muito bonito que no passado deve ter sido deslumbrante. 

➡️ O Castelo da Dona Chica

Localiza-se em Braga. O edifício foi mandado construir por Francisca Peixoto de Sousa, em 1915, mas as obras foram interrompidas em 1919 quando a benemérita brasileira se separou do marido. Ao longo da sua história mudou várias vezes de proprietário, arrastando-se as obras por décadas, só sendo concluídas em 1991.

➡️ Mosteiro de Santa Maria de Seiça 

Fundado por volta de 1162, este mosteiro albergou inicialmente monges beneditinos, tendo passado posteriormente para a Ordem de Cister. Com a extinção das Ordens Religiosas, em 1834, o conjunto arquitetônico foi apropriado pelo Estado. Em 1895 a Paróquia vendeu o Mosteiro a particulares e em 1911 foi vendido novamente. Os novos proprietários transformaram a igreja numa unidade industrial de descasque de arroz até por volta de 1976.

➡️ Casa do Professor, Oliveira de Azeméis

Também conhecida como Quinta do Parreira, esta é mais uma bonita casa em estilo romântico que atualmente se encontra num estado de ruína. Por fora é imponente, assemelhando-se a um palacete, mas é por dentro que revela a sua beleza arquitetônica, especialmente nos relevos dos tetos.

Fontes: www.escapadarural.pt/blog/8-incriveis-lugares-abandonados-em-portugal/ e www.lisboasecreta.co/lugares-abandonados-em-portugal/

VOCÊ POR DENTRO!

Como abrir empresa em Portugal?

O processo de abertura de uma empresa em Portugal foi simplificado, mas ainda assim, gera inúmeras dúvidas. Dúvidas comuns e cada vez mais frequentes por...