É frequente que ao longo do tempo, documentos se extraviem. Infelizmente, muitas famílias não cuidaram de preservar cópias ou informações acerca dos nascimentos e casamentos de seus antepassados. A situação torna-se mais complexa quando os portugueses não mencionavam detalhadamente o local de nascimento, limitando-se a indicar apenas uma região de nascimento, quando chegavam no Brasil.
Permita-me um conselho: se deseja localizar um documento em Portugal, comece a pesquisa, localizando os registros feitos no Brasil. As certidões de casamento e óbito do cidadão português pode trazer pistas como, data de nascimento, local de nascimento e nome dos pais. Essas informações são essenciais para uma busca em Portugal.
Poderá consultar também o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o Memorial do Imigrante em São Paulo e sites online, como o Family Search, que reúne valiosas sobre a chegada dos portugueses.
Com alguma informação em mãos, poderá investir em buscas com a assistência de um genealogista, profissional especializado em pesquisa genealógica, que estuda e traça a história das famílias, bem como localiza registros antigos.
Mas atenção às buscas que demandem orçamentos elevados, pois não faz sentido pagar quantias exorbitantes para uma pesquisa em Portugal. Conhecer o histórico e a reputação do profissional é crucial.